Samsung anuncia TV com tecnologia Micro LED

Samsung apresentou sua nova TV, The Wall, na CES de 2018.


Micro LED, a tecnologia das telas do futuro


A Samsung apresentou a TV modular The Wall durante a realização da CES 2018. Além de suas 146 polegadas, o que mais chamou a atenção do público foi a nova tecnologia de tela. O display conta com milhões de conjuntos de LEDs em escala micrométrica, os Micro LEDs (mLED).

Resumindo, os Micro LEDs combinam milhões de conjuntos de três LEDS para formar um painel maior no qual são reproduzidas as imagens. A sua tecnologia superior faz com que esse painel dispense camadas extras de cristal líquido, polarizadores ou encapsulamento, assim, diante do conjunto de LEDs está apenas uma película ou vidro para proteção.


Diferença entre as telas de Micro LED e as telas de LED


Os painéis de Micro LED apresentados pela gigante coreana, não são iguais aos painéis de LED convencionais. Isso porque os televisores de LED utilizam a tecnologia de diodos de emissão de luz (LED) como fonte de iluminação em seu painel traseiro, com todo o conjunto sobreposto por várias camadas e filtros.

Já está nova tecnologia (mLED) conta milhões de conjuntos de três Micro LEDs (um vermelho, um verde e um azul, na composição de sinal RGB) que funcionam de maneira independente, algo semelhante aos telões vistos em estádios e festivais. Contudo, enquanto nesses painéis a imagem só fica nítida quando vista de uma certa distância, aqueles equipados com Micro LED oferecem reprodução de qualidade mesmo que o espectador esteja próximo da tela.

Isso acontece porque cada Micro LED tem 100 µm (micrômetros) e são menores do que a espessura de um fio de cabelo humano e medem cerca de 1% do tamanho de um LED convencional. Eles ficam bem próximos um do outro e cada um representa um pixel de forma individual, podendo ser construídos em módulos para criar telas pequenas ou enormes. Ou seja, quanto maior a tela, melhor a resolução da imagem (número de pixels).


Veja a diferença entre as telas de TV LCD, LED e Micro LED.


Telas com tecnologia superior


A tecnologia mLED não é igual às da TVs de LED, mas é possível dizer que ela está próxima do OLED, uma das mais avançadas da atualidade. Isso porque ela também oferece recursos como preto profundo e taxa de contraste infinita, além de poder utilizar transistores de película fina (TFT) para fornecimento energia para todos os pixels individualmente.

Contudo, o Micro LED traz características que o tornam superior ao OLED. A OLED significa LED orgânico, ou seja, a tecnologia conta com materiais orgânicos empregados na produção de luz que dará vida a cada pixel visualizado na tela. O Micro LED, ao contrário, utiliza um material inorgânico para isso, o nitreto de gálio (GaN).

O nitreto de gálio faz o Micro LED dispensar o uso camadas com polarizadores ou encapsulamento diante do painel de milhões de LEDs, permitindo a fabricação de telas mais finas e leves. O consumo de energia também é outra vantagem: o mLED exige menos potência para funcionar, consumindo assim 50% menos energia (em comparação com os displays de LCD, ele consome 90% menos).

Fonte: Tecmundo.

Destaque

Problemas em portas USB

Embora o USB seja um barramento plug-and-play, portas ou periféricos queimados são bem mais comuns do que nas antigas portas seriais e pa...

Problemas em portas USB