Potência elétrica: Diferença entre Watts e VA




Os equipamentos elétricos e eletrônicos sempre possuem a indicação de seu consumo expresso em Watts ou em VA. Ao dimensionarmos uma rede elétrica, No-break e em outros casos, necessitamos saber o consumo total. O problema é que alguns equipamentos possuem a indicação em Watts e outros em VA, que não são unidades similares, o valor em Watts sempre será menor que o valor correspondente em VA, devido ao “Fator de Potência”.
O Fator de Potência é um número entre 0 e 1 que representa a fração da corrente que provê energia disponível para a carga. Apenas em filamentos incandescentes, tipo uma lâmpada elétrica, o fator de potência é igual a 1. Em outros equipamentos, nem toda a corrente disponível consegue ser utilizada e uma parte é retornada ou perdida. Esta corrente retornada composta de distorções ou de corrente reativa é devida a natureza das cargas eletrônicas.
Para equipamentos do tipo computadores, o Fator de Potência a ser utilizado deverá estar entre 0,6 e 0,7. Em outras palavras a potência em Watts para computadores é um valor entre 60% e 70% do valor em VA. Os computadores usam capacitores na entrada de sua fonte de alimentação chaveada, que por suas características de entrada exibem fator de potência entre 0,6 e 0,7, tendendo a 0,6. Novas tecnologias de fontes de alimentação estão sendo desenvolvidas e introduzidas no mercado (denominadas fontes chaveadas com fator de potência corrigido) de modo a permitir um fator de potência de 1 ou próximo a um. Um bom fator de potência a ser utilizado para computadores é o fator de 0,65. Com o exemplo que coloco abaixo você entenderá bem o assunto:
Um No-Break de capacidade de 1000VA será capaz de alimentar uma lâmpada de 1000Watts, porém só terá a capacidade de alimentar um computador de consumo de 650Watts. Porque isto? O fator de potência de uma lâmpada é de 1 e do computador 0,65. O consumo poderá estar especificado em VA ou Watts. Para converter Watts em VA, divida o valor em Watts por 0,65. Assim, VA = Watts / 0,65.

Nenhum comentário:

Destaque

Problemas em portas USB

Embora o USB seja um barramento plug-and-play, portas ou periféricos queimados são bem mais comuns do que nas antigas portas seriais e pa...

Problemas em portas USB