Substituir circuito integrado por equivalente com sufixo diferente.



Os sufixos dos circuitos integrados podem ter diversos significados. Os técnicos devem estar atentos a isso.
Um primeiro caso ocorre quando o sufixo indica o tipo de invólucro. Neste caso, o que pode ocorrer é que um circuito integrado com sufixo diferente do original venha com um invólucro de tamanho diferente ou número de pinos diferentes. Um segundo caso está nas próprias características elétricas do componente. O sufixo pode indicar que aquele circuito integrado opera com uma faixa diferente de tensões de alimentação ou ainda tem um ganho diferente. Um caso mais grave que ocorre com estes sufixos é que eles podem indicar o tipo de configuração em que o componente é usado. Por exemplo, é comum que nos amplificadores de áudio integrados tenhamos sufixos diferentes para componentes que funcionam em sistemas estéreo (canais separados) e ligados em ponte.
Em todos os casos, o técnico que usar um componente com sufixo diferente do indicado pode ter problemas, por isso, se faz necessário comparar o DataSheet do componente original com o DataSheet do equivalente, para se ter a certeza que o substituto atende os requisitos mínimos exigido pelo circuito.

DataSheet de Transistores

Nenhum comentário:

Destaque

Problemas em portas USB

Embora o USB seja um barramento plug-and-play, portas ou periféricos queimados são bem mais comuns do que nas antigas portas seriais e pa...

Problemas em portas USB