Como descobrir se um fly-back está com defeito



Devemos verificar se existe corrente alternada (AC) no coletor do transistor driver horizontal, e também no coletor do transistor de saída horizontal. Este procedimento é perigoso, e só deve ser realizado com muito cuidado. As medições devem ser feitas através de um rápido toque com a ponta de prova do instrumento. A verificação no transistor driver pode ser realizada com um osciloscópio, e no fly-back, somente com um multímetro. Com o multímetro, faça o seguinte: utilize um que disponha de um jaque “output”. Caso está saída não exista, coloque em série com a ponta de prova positiva um capacitor de poliéster, de 100KpF x 250 volts. Tal procedimento é para isolar a tensão contínua que está presente na polarização do transistor. Com o multímetro comutado para a função “volts-CA”, aplique as pontas de prova entre o coletor do transistor driver horizontal e a massa do circuito (“terra”); faça o mesmo com o transistor de saída horizontal. Se o ponteiro acusar leitura de tensão, é sinal que os transistores estão produzindo os pulsos de varredura horizontal. Comprovando haver CA nos coletores dos transistores, e se não existir alta tensão, podemos suspeitar de um fly-back em curto, ou uma tensão de +B com valor baixo, ou ainda um capacitor eletrolítico que perdeu a capacitância (“aberto”), permitindo a entrada de ruído na alta tensão.


- Outro método fácil para se detectar um fly-back em curto

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