Regras Básicas para uma Reparação Rápida e Segura



O primeiro passo é perguntar ao cliente o que aconteceu, que sintoma o aparelho apresentou. Isto nos dá uma boa ajuda na localização do defeito. De acordo com as informações fornecidas pelo cliente, realize uma inspeção visual do chassi do aparelho, observando todos os circuitos, inclusive o estado das soldas, com o auxílio de uma lente de aumento (lupa). No caso de televisores e monitores de tubo, se possível, desligue a chupeta e a isole, para evitar contatos com a alta tensão. Verifique se há evidências de curto-circuito, se algum fusível está interrompido, se há sinais de queimado no circuito impresso ou em algum capacitor de cerâmica, etc. Nunca alimente o aparelho de imediato. Verifique tudo antes de ligar, e só o faça colocando em série com a rede elétrica uma lâmpada, que servirá como “freio” na corrente caso o aparelho esteja com algum curto.


 A lâmpada série deve ter potência de 2 a 3 vezes a potência (consumo) do televisor (ou monitor, etc.). Só elimine a lâmpada série quando se certificar de que tudo está bem. Isto evita maiores danos ao circuito. Quando o cliente informa que o televisor ou monitor está apresentando estalos, verifique se existe marca de fuga (“vazamento”) de alta tensão por baixo da chupeta ou no corpo do fly-back.

Nenhum comentário:

Destaque

Problemas em portas USB

Embora o USB seja um barramento plug-and-play, portas ou periféricos queimados são bem mais comuns do que nas antigas portas seriais e pa...

Problemas em portas USB